Candói lança oficialmente festa Nacional do Charque

A prefeitura municipal de Candói promoveu na noite desta quinta-feira, dia 30 de julho, no restaurante Fornellone, na sede do município, o lançamento oficial da Festa Nacional do Charque.

O evento reuniu vários veículos de comunicação da região, que prestigiaram a cerimônia de abertura da festa e tiveram um espaço reservado para a coletiva com o prefeito e vice prefeito de Candói.

Os convidados puderam conhecer e degustar os pratos típicos à base do charque, que serão servidos durante a 15ª edição da festa, que vai acontecer entre os dias 27 e 30 de agosto. O evento ainda contou com a presença da rainha e as princesas do Charque.

A festa tem o objetivo de resgatar a cultura dos tropeiros que em suas longas viagens faziam paradas em Candói, e a alimentação era a base de charque. O prefeito afirmou em sua fala de abertura que esta é uma festa familiar, que traz cultura, tradição e valores.

Ainda de acordo com o gestor municipal, a festa ajuda também na formação cultural das crianças e adolescentes do município, exatamente para reviver e manter esta tradição, seja ela pela gastronomia quanto pela música gauchesca, já que a cultura é parte integrante da dimensão humana.

O vice-prefeito e presidente da comissão organizadora, destacou que tudo já está preparado para receber a população no Centro de Eventos e que a festa ajuda a promover o desenvolvimento socioeconômico com os expositores e na geração de empregos.

Programação

Este ano, a Festa Nacional do Charque contará com a participação de grandes artistas. No dia 27, aniversário do município de Candói, terá a grande final do Canta Candói e depois o show com a banda APK Brazil. No dia 28, terá o show da dupla Breno Reis e Marco Viola e depois grande baile com o cantor Baitaca e grupo. No dia 29, o grande show de renome nacional com Amado Batista e depois baile com Crioulo Batista. No dia 30, tem o show gospel com Israel Salazar do ministério Diante do Trono e na sequencia show com Juca Bala e Jauri Gomes, além de Zé Moraes.

Durante todos os dias de festa, o público poderá acompanhar o rodeio country, duelo de laço comprido, exposição de gado, almoço e janta a base de charque, além do parque de diversões, e é claro, uma grande exposição da indústria e comércio. Ainda, no dia 28 de agosto, haverá o 2º Encontro Municipal da Mulher Candoiana, que contará com palestras educativas.