Produtores rurais recebem títulos de terrenos por meio da regularização fundiária

A prefeitura municipal de Candói entregou oficialmente através da regularização fundiária 16 títulos de registro de imóveis rurais na Comunidade São Judas Tadeu. Ao todo, foram regularizados 339 hectares de terras, incluindo o terreno da Mitra diocesana, onde está localizada a Igreja Católica e cemitério da comunidade.

Com a regularização dos terrenos o produtor começa a ter acesso as políticas públicas e promove a inclusão social. Com a documentação em mãos o produtor consegue financiamento da casa própria, financiamento para investimentos na propriedade, melhoria na economia com a comercialização dos produtos e com isso melhora também a qualidade de vida.

Na ocasião, o engenheiro do Instituto de Terras Cartografias e Geociência – ITCG, Carlos Roberto Fernandes Pinto, ressaltou que Candói é o município precursor desse formato de regularização e isso é um avanço para o povo candoiano.

De acordo com o Presidente da Associação da Comunidade São Judas Tadeu, Adalto Brandelero, foi essencial a parceria da prefeitura com o ITCG e os moradores para a regularização dos terrenos. “Hoje estamos recebendo a documentação certificada totalmente em dia, e isso para nós pequenos produtores, é de extrema importância. Agora podemos conseguir pegar crédito de financiamentos e assim fazer investimentos na propriedade”, declara.

O município de Candói também investiu R$ 106 mil na compra de um GPS para auxiliar nos trabalhos de regularização fundiária. O aparelho é usado na medição de imóveis rurais realizada pelos técnicos da Secretaria de Agricultura.

Mais regularizações

Na comunidade Passo Grande 30% dos trabalhos já foram concluídos. Cerca de 50 lotes estão sendo regularizados, aproximadamente 1.200 hectares.

O projeto também atende áreas urbanas, como é o caso da vila Abigail no Distrito Lagoa Seca, onde serão beneficiadas mais 33 famílias com a regularização de lotes.