Municipio de Candói inaugura três grandes obras em educação e saneamento básico

O município de Candói tem se destacado pelo investimento de grandes obras que beneficiam a comunidade de forma coletiva.

No dia 05 de março, aconteceu a inauguração de três importantes obras, que foram: Rede de distribuição de água do assentamento Ilha do Cavernoso, Rede de esgoto nos bairros Cacique Candói e Bairro Santa Clara e da Super Creche Pequeno Príncipe.

O investimento total das três obras foi de quase cinco milhões de reais oriundo de repasse do governo federal, estadual e municipal.

De acordo com o prefeito de Candói, Gelson Costa, estas inaugurações representam uma conquista histórica para o municipio com grandes avanços para o povo candoiano em duas áreas importantes sendo elas educação e saneamento básico.

Super Creche – Pequeno Príncipe

Com a construção do Centro Municipal de Educação Infantil Pequeno Príncipe, 249 crianças com idades entre zero à quatro anos, poderão ser atendidas em turnos parciais, ou em tempo integral.

O investimento da obra foi de quase R$ 2 milhões de reais, sendo verbas do governo federal e municipal.

O prédio compreende oito salas pedagógicas, brinquedoteca, secretaria, pátio coberto, cozinha, refeitório, sanitário e fraldário, entre outros ambientes, todos adaptados com condições de acessibilidade para as crianças.

Com a construção do Centro Educacional, pais e mães que tem filhos pequenos tem a oportunidade de trabalhar fora de casa e melhorar a renda econômica familiar, pois agora as crianças tem onde ficar durante todo o dia, e recebendo cuidado, carinho e alimentação.

Com a construção do CEMEI Pequeno Príncipe e com as reformas e ampliações dos Centros educacionais da comunidade da Paz, Cachoeira, Lagoa Seca e Sede totalizam 497 vagas para crianças de zero à quatro anos. Isso significa um avanço de cinco vezes em vagas, divididas em turmas em período parcial e turmas em período integral.

João Pedro trabalha fora de casa e é pai de dois filhos pequenos. Um está na escola municipal e filha caçula já está frequentando a Super Creche Pequeno Principe. “Fiquei encantado com a estrutura da creche, a minha filha adora passar o dia com os professores e coleguinhas, agora até a minha esposa pode procurar um emprego para ajudar na renda familiar, já que não precisa ficar cuidando da filha em casa”, garante o pai.

Distribuição de água tratada

Com a distribuição de água tratada no assentamento Ilha do Cavernoso mais de 100 famílias já estão sendo atendidas com o benefício.

De acordo com o presidente da associação do Assentamento, Junior Barbosa Pereira, esta obra representa um grande avanço na saúde e qualidade de vida para os moradores. “Lutamos muito para conseguir essa água na comunidade, muitos duvidaram que ela nunca sairia, mas hoje está aí a prova de tem sim como fazer uma boa gestão e proporcionar saúde e qualidade de vida para o povo”, declara o presidente da associação Ilha do Cavernoso.

A obra foi executada pela empresa Sanepar, mas, a partir dessa entrega oficial a associação será a responsável pela administração da água.

O investimento foi de R$572.897,52

Rede de esgoto

Mais de 700 moradores dos bairros Cacique Candói e Santa Clara recebem rede de esgoto. Com a construção da obra, aproximadamente 60% do município de Candói é beneficiado com a rede. Isso significa mais saúde e qualidade de vida para a população.

A obra foi orçada em R$ 2.411.071,04