Parceria colabora com a criação de emprego e renda e sustentabilidade ambiental

A prefeitura municipal de Candói, por meio da Secretaria de Turismo e Meio Ambiente, viabilizou uma parceria entre a Companhia Paranaense de energia - Copel e a Cooperativa de agentes ambientais de Candói.

A parceria foi firmada com a assinatura de um termo de compromisso, onde a Copel se responsabiliza em entregar para os Agentes Ambientais de Candói, os materiais recicláveis das usinas Santa Clara e a do Fundão.

Os resíduos para a reciclagem são de origem administrativa e de cozinha, e inicialmente serão armazenados na estação de transbordo de lixo de Candói, até o término da construção do barracão.

O termo tem validade de seis meses, e neste período a empresa de energia elétrica entregará os materiais para a cooperativa, três vezes por semana, ou de acordo com a necessidade e viabilidade da empresa.

De acordo com a própria Copel, no ano de 2015 foi gerado pelas duas usinas (Santa Clara e Fundão), uma média mensal de 45kg de papel e papelão; 30kg de plásticos e embalagens; 10kg de metal; 6kg de vidro.

Pedro Fernandes é o presidente da cooperativa de agentes ambientais de Candói e diz que essa parceria representa um grande avanço para os trabalhos. “Estamos há 12 anos trabalhando com a cooperativa, o barracão está em fase de acabamento e essa aliança com a Copel vai nos ajudar com a geração de emprego e renda, além de colaborar com o meio ambiente”, declara o presidente.

A cooperativa de agentes ambientais de Candói conta com 15 sócios cooperando diretamente com os trabalhos de reciclagem no município.