Proerd em Candói forma 245 alunos

O Programa tem como objetivo prevenir jovens e adolescentes de que entrem no mundo das drogas e da violência

O município de Candói, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a Policia Militar realizou a formatura de 245 alunos do Programa Proerd.

O Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) integra as ações das políticas públicas que o Estado do Paraná mantém para melhorar a segurança pública, a educação e a saúde a partir da prevenção ao uso e tráfico de drogas. A ideia é evitar que crianças e pré-adolescentes comprometam seu futuro e ingressem num círculo vicioso de decadência de valores e violência.

Este ano, Candói contou com a participação de sete escolas, sendo uma na sede do município e seis nas comunidades do interior.

Os alunos do quinto ano das escolas municipais da Sede, Lagoa Seca, São Pedro e Rio Novo, Paz, Cachoeira e Ilha do Cavernoso participaram por dois meses de aulas ministradas pela Policia Militar.

O Sargento Oliveira, Coordenador Do Proerd de Guarapuava e Região foi homenageado pelos alunos, professores e pelos colegas de trabalho, uma vez que ele é o responsável pela realização de todo o curso em Candói.

O estudante Carlos Eduardo Smolniakof afirma que vai levar para toda a vida os ensinamentos do Proerd. “Eu aprendi que com o Modelo de Tomada de decisão, a analisar melhor as consequências e aprendi também os efeitos de algumas drogas e como lidar com a tensão”, afirma o aluno.

Todos os alunos formandos, em um juramento, prometeram aos pais e professores que jamais se envolveriam com drogas e nem cometeriam crimes à sociedade.

A solenidade aconteceu no Centro de Convivência do Idoso de Candói, no dia 05 de dezembro, e contou com a participação solene da Banda Municipal com a entoação dos hinos nacional e municipal.