Notícias

Agricultores de Candói despertam o olhar para criação de Caprinos

O encontro dos criadores de caprinos e ovinos da Cantuquiriguaçu reuniu mais de 40 produtores para falar dos benefícios da criação

O município de Candói, por meio da secretaria de Agricultura e Pecuária, em parceria com a Associação dos Municípios da Cantuquiriguaçu, Emater, Sebrae e a Associação de Caprinos de Virmond, realizaram o 1º encontro de Criadores de Caprinos e Ovinos do território Cantuquiriguaçu.

O evento teve como objetivo incentivar a diversificação produtiva nas pequenas propriedades rurais e assim, buscar melhorar a renda dos agricultores familiares.

No encontro, mais de 40 produtores rurais de Candói e também de Foz do Jordão estiveram presentes e mostraram interesse em produzir caprinos para a comercialização.

Por meio de palestras, foram repassadas orientações sobre a Associação Caprivir; o modelo de comercialização; como obter melhor rentabilidade; apresentação de animais da raça Boer e o convite para a associação na cooperativa de possíveis novos produtores.

Após conhecer a proposta ofertada pela cooperativa Caprivir de Virmond que busca atrair novos associados e consequentemente, novos produtores para atender a demanda hoje existente para a atividade, o empresário João Pedro Muzzolon Bayer ficou bem interessado na nova atividade. “Eu já trabalho com ovinos, e também é possível fazer essa junção e trabalhar com caprinos, principalmente pelo apoio da Associação de criadores Caprivir, quanto da prefeitura e de todos esses recursos que estão sendo disponibilizado para os produtores interessados”, afirma.

Alicio Mattje tem procurado se informar melhor sobre o assunto para depois começar os investimentos. “Não quero ter prejuízo, como outros produtores tiveram pela falta de informação e conhecimento na área. E esses encontros tem sido bem esclarecedor”, afirma o futuro criador de caprinos.

Aos agricultores interessados em saber mais sobre a cooperativa Caprivir, os procedimentos para iniciar na atividade, linhas de crédito, matrizes para início da produção e outros assuntos referentes a criação de caprinos e ovinos, devem procurar a secretaria de Agricultura e pecuária de Candói que em parceria com a Emater e o Sebrae, estarão oferecendo todo o suporte.

“Agradecemos aos sócios e técnicos da Caprivir que apresentaram mais essa possibilidade de renda para os agricultores de Candói. Com a produção e comercialização de caprinos, até mesmo a culinária do município ganha novos pratos e novas tradições, como exemplo, o charque a base de carne de cabrito”, garante o prefeito Gelson Costa.

 

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta, das 08:00 as 12:00 e das 13:00 às 17:00