Comunidade ucraniana de Candói recebe quase meio milhão em investimentos municipais

A administração municipal inaugurou um pavilhão com equipamentos no valor de R$ 409.284,76 construido com recursos próprios

Com o objetivo de resgatar as tradições ucranianas do povo de Candói, é que a administração municipal inaugurou o Centro Comunitário do Bairro Santa Clara.

A obra foi totalmente custeada com recursos próprios, graças a boa gestão municipal.
O pavilhão que fica ao lado da igreja ucraniana Divino Espirito Santo, foi cedido para a associação ucraniana de Candói e juntamente com os euipamentos lá instalados, custou R$ 409.284,76.
“Esta é a realização de um sonho. Com esse novo espaço vamos poder mostrar ainda mais para o povo, a nossa cultura, comida e religiosidade ucraniana, só temos a agradecer ao prefeito Gelson Costa e toda a sua equipe que atendeu ao nosso pedido”, declara a presidente da associação, Slauka Medwid.

Participantes
A cerimonia inaugural contou com a presença do prefeito Gelson Costa, do vice Christian Picolo, deputado federal Aliel Machado, do padre ucraniano Cláudio, do coral de Prudentópolis, da representante da igreja Slauka Medwid, da madre superior, e dos vereadores de Candói Celso Turok, Zezinho Mis, Valter da Luz, Mauri Bellé, José Carlos Modesto, Sergio Vargas e do presidente da camara, Valdir Costa.

Apresentação
As festividades começaram com a realização da santa missa, rezada em ucraniano. Além da apresentação do coral de Prudentópolis, a tarde foi marcada pela brilhante apresentação do grupo folclórico Vesslka que é considerado o melhor grupo típico da américa latina.
Acomunidade ucraniana ofereceu aos visitantes almoço com churrasco, e as tradicionais comidas típicas, como pirogue, cutiá, cucas, bolos, doces, bolachas.