Candói forma turma de apicultores

O curso ensina novas técnicas de manuseio das abelhas e a comercialização do mel

Os produtores rurais do município de Candói tiveram a oportunidade de fazer mais um curso ministrado pelo Senar, em parceria com a administração municipal de Candói.

Onze produtores de várias comunidades participaram do curso de apicultura.

Otávio Vegner é um produtor que aprendeu a cuidar de abelhas desde criança “Aprendi com o meu pai a lidar com as abelhas de uma forma muito simples, e só depois de muito tempo que comecei a comercializar para os vizinhos e amigos. Mas com o curso, aprendi novas técnicas e agora eu posso aumentar a produtividade e melhorar a renda familiar. Com isso, só tenho a agradecer a prefeitura que tem nos ajudado”, declara o produtor.

De acordo com o prefeito de Candói, Gelson Costa é necessário dar apoio para o produtor rural para que nunca falte o alimento na cidade.

“Não basta apenas cobrar do produtor qualidade nos alimentos, mas sim, é necessário dar condições e instruções para que melhore a cada dia a produção rural”, afirma Gelson Costa, que apoia os apicultores de Candói.

A princípio, apenas quatro pessoas que fizeram o curso já trabalham com a produção de mel. Porém, todos os participantes declaram que estão aptos e animados para o cultivo de abelhas para a comercialização de mel.

Comercialização

Apreciado pelo sabor, propriedades nutritivas e curativas, o mel é um alimento que vem registrando crescimento expressivo de consumo no cenário nacional e internacional. O levantamento publicado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística mostra que, em 2015, foram produzidas 37,8 mil toneladas do produto em território nacional.

Com objetivo de fomentar a produção de mel, o curso oferece capacitações que vão desde a compreensão da atividade até o manejo de espécies com alta produtividade por colmeia.