Chuvas provocam estragos nas estradas rurais

Na comunidade de Cachoeira, um pedaço da via se rompeu dificultando o acesso

As fortes chuvas que aconteceram no fim de semana, provocaram alguns deslizamentos nas estradas rurais do município de Candói.

Em cerca de uma hora choveu aproximadamente 160 milímetros, foi necessário pouco tempo de chuva para deixar rastros onde a água passou.

Ao todo são 3.700 km de estradas rurais no município que recebem readequações, entretanto devido a intensidade de chuvas no mês de janeiro e as fortes chuvas ocorridas nesta semana, o processo de manutenção das vias principalmente as de Transporte Escolar acabaram ficando mais difícil.

Com grandes volumes de chuvas, como este ocorrido no fim de semana, as sarjetas e valas não suportaram a força das águas, e por isso houve o deslocamento do cascalhamento.

Na comunidade de Cachoeira que fica a aproximadamente 25 km da sede uma estrada acabou cedendo, tornando quase intransitável a via. Uma cratera se formou no meio da rua, rompendo a via e também o bueiro que não suportou a força da água.

Em outros trechos a chuva causou o deslocamento do cascalho que havia sido colocado, devido a intensidade das correntezas que arrastavam as pedras para o meio da estrada.

O secretário de Obras da Prefeitura, Antônio Carlos de Araújo (Carlão) comentou que o cascalhamento em alguns pontos da localidade, foi realizada a um mês, e que agora com o desastre causado pelas fortes chuvas todo o processo terá que ser realizado novamente.

"Nós estávamos quase concluindo o cascalhamento na estrada, faltava apenas 2 km pra concluir, mas agora vamos ter que recomeçar tudo de novo, readequando, e fazendo limpezas no bueiros, reabrindo as sarjetas, para então cascalhar novamente" enfatizou Carlão.

O prejuízo não se limitou apenas para as estradas mas também nas residências, muitos moradores ficaram "ilhados" devido ao alagamento.

"Choveu muito em pouco tempo, começou de tardinha e de repente estava tudo alagado aqui no pátio. Eu tenho criação de porcos e ficou muito difícil o acesso para tratar eles, fora a sujeira e o barro", relatou Leozil Alvez da Silva, moradora da comunidade de Cachoeira.

De acordo com o prefeito Gelson Costa, a prefeitura tem trabalhado constantemente na recuperação das estradas rurais.

“Nós temos o compromisso com os agricultores e moradores da área rural de deixar as estradas em boas condições de locomoção, por isso, vamos trabalhar constantemente nesse setor”, disse.

27/03/2018