Inclusão: Surdos de Candói participam de palestra em Guarapuava

Funcionários da prefeitura de Candói participaram na semana passada (27), da palestra "O protagonismo surdo: reflexões acerca da política e educação”, em comemoração ao Dia do Surdo em Guarapuava. Ministrado pelo professor Magno Prates, pós-graduado em libras e cursando mestrado em Letras Libras, teve como objetivo trabalhar diretamente com a comunidade surda da região.

Para a professora da Sala de Recursos Multifuncional da Área da Deficiência Auditiva, Anna Maria Oliveira, a participação dos candoianos gera inclusão dentro da sociedade. “Atualmente tem sido mais fácil, temos aqui em Candói escolas, pessoas trabalhando, uma abertura muito grande. A Luci e sua família são exemplos. Ela e o marido trabalham, e os filhos estudam nas nossas escolas. Apesar dessa limitação, nada impediu que estejam inseridos dentro da comunidade e sintam-se útil”, conta Anna.

Essa participação trouxe aos participantes uma nova experiência. Traduzido pela professora Anna, Luci relatou sobre a felicidade de pode dividir histórias. “Às vezes me sinto deslocada, mas durante essa palestra tivemos uma troca de informações, conheci mais surdos, me senti mais feliz em poder compartilhar situações e ouvir outras pessoas”.

Em Candói é oferecido aos professores da rede municipal o Curso Básico da Língua Brasileira de Sinais (Libras), tem por objetivo disseminar a língua de sinais, e principalmente, formar professores para atender a inclusão de alunos surdos nas escolas. A conclusão está prevista para o início de dezembro e o nível intermediário já está sendo discutido.

Essa formação é uma parceria da Secretaria de Educação de Candói e do Centro de Apoio ao Surdo e aos Profissionais da Educação de Surdos do Paraná (CAS).

05/10/2018