Vigilância sanitária de Candói está entre as melhores do Paraná, segundo o Programa VigiaSUS

Município faz parte da 5ª Regional de Saúde e resultado foi divulgado no dia 10 de junho.

A vigilância sanitária de Candói, está entre as melhores do estado, segundo o Programa de Qualificação da Vigilância em Saúde do Paraná (VigiaSUS). O munícipio faz parte da 5ª Regional de Saúde e apresentou resultados positivos no desenvolvimento de ações e comprometimento.

No monitoramento divulgado pelo programa no dia 10 de junho, Candói no setor de Vigilância Epidemiológica atingiu 84% das metas, Vigilância Ambiental 83,3%, Vigilância Sanitária 100%, Saúde do Trabalhador 100% e Percentual Geral Executado 90%. Todos esses dados são relativos ao ano de 2018.

As avaliações são realizadas anualmente e são feitas através de indicadores, como, coletas de água, inspeção em estabelecimentos comerciais, monitoramento na circulação do vírus da raiva, controle na proliferação do mosquito Aedes aegypti, entre outros.

Em Candói, há três fiscais na vigilância sanitária, sendo um auxiliar de saneamento (biólogo), um veterinário e uma dentista, que diariamente estão fiscalizando farmácias, supermercados, consultórios odontológicos, laboratórios, laticínios, lanchonetes e restaurantes.

19/06/2019