Entrega do primeiro certificado do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) em Candói.

Publicado em: 31/10/2022 16:25

Na manhã do dia 26, o Prefeito Dino, acompanhado do Secretário de Agricultura e Pecuária, José Evaldo Padilha e a Veterinária Ketllyn Voncik, realizou a entrega do primeiro certificado do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) em Candói. O certificado foi entregue para os proprietários do Supermercado Amigão, na comunidade da Paz, Valmor e Maria Cavichon.

O que é SIM/POA ?

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM/POA) é responsável pela inspeção e fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal, comestíveis e não, manipulados, recebidos, acondicionados, depositados e em trânsito no Município de Candói. Ele está vinculado a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária e está atualmente regulamentado pela lei 1109/2011 de 15 de dezembro de 2011 e Decreto 126/2014 de 28 de maio de 2014.

Objetos de inspeção e fiscalização do SIM

- Os animais destinados ao abate, seus produtos, subprodutos e matérias-primas;

- O pescado e seus derivados;

- O leite e seus derivados;

- Os ovos e seus derivados;

- O mel de abelha, a cera e seus derivados.

Quais atividades do SIM?

– Conceder aos estabelecimentos que produzem, manipulam, beneficiam, transformam, industrializam, fracionam e preparam produtos de origem animal com venda exclusiva dentro do Município o Certificado de Registro no SIM;

– Analisar projetos arquitetônicos;

– Fiscalizar os estabelecimentos registrados no SIM/POA;

- Realizar ações de combate a clandestinidade;

- Desenvolver atividades de caráter informativo, orientativo e educativo.

Objetivos do SIM

- Garantir segurança e qualidade alimentar através da fiscalização e inspeção de produtos de origem animal, obedecendo à legislação e normas higiênico – sanitárias.