Com apoio da Prefeitura, apicultor de Candói recebe selo de certificação do Ministério da Agricultura

Publicado em: 20/07/2023 16:49

O produtor rural Valmir Senhorin é o primeiro apicultor de Candói a obter o selo de registro do Ministério da Agricultura. Ele conseguiu o selo do Sistema Federal de Inspeção (SIF) por meio de certificação conferida pelo Entreposto Capital do Mel, de Prudentópolis, que realizou todos os testes de qualidade do mel produzido em Candói.

Com o reconhecimento atestando o produto, o apicultor comemora a realização de um sonho que começou com a organização da Associação dos Apicultores de Candói, a Apican, no início deste ano. Com o apoio da Prefeitura de Candói, os agricultores começaram em abril a se organizarem, na busca de soluções para aumentar a produção e as vendas.

Na época, alguns produtores encaminharam amostras do mel de seus apiários para análise em Prudentópolis, considerado um tradicional centro de produção do mel. Os resultados começaram a sair recentemente. Para o apicultor Valmir Senhorin, conquistar o selo do SIF é um sonho realizado e que foi viabilizado com o apoio da Prefeitura de Candói.

“O meu mel está hoje em todos os melhores comércios de Candói e agradeço demais o apoio que recebemos em todo o processo de certificação”, afirmou o apicultor. Além de colocar no mercado um produto dentro das normas sanitárias exigidas pelo Ministério da Agricultura, o apicultor de Candói destaca o fortalecimento do comércio local.

“Todo mundo ganha com a certificação do mel porque vai representar mais produção, mais vendas, mais impostos e mais saúde”, afirma. Ele aproveita para também fazer um merchandising do mel de Candói. “Experimentem o meu mel porque é um produto de qualidade e é de Candói”, completa.

Nesta semana, Valmir Senhorin, que é vice-presidente da Apican, visitou o prefeito Dino Goldoni para agradecer o apoio oferecido pelas Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Turismo e de Agricultura e Pecuária. Os secretários Jonilson Araújo e Gilvan Czarnieski, respectivamente, reafirmaram o apoio aos apicultores.

Jonilson destaca que, a partir de agora, o mel produzido em Candói poderá ser comercializado em todo o território nacional. Segundo Czarnieski, o objetivo é alcançar uma produção em escala para que a certificação possa ser realizada por cooperativa dos apicultores do próprio município. “Estamos caminhando para isso”, completa Jonilson.