Lei n° 1.657: Dispõe sobre os benefícios eventuais da Política da Assistência Social.
O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é a porta de entrada da Assistência Social. É um local público, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos os serviços de Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade.
A partir do adequado conhecimento do território, o Cras promove a organização e articulação das unidades da rede socioassistencial e de outras políticas. Assim, possibilita o acesso da população aos serviços, benefícios e projetos de assistência social, se tornando uma referência para a população local e para os serviços setoriais.
Conhecendo o território, a equipe do Cras pode apoiar ações comunitárias, por meio de palestras, campanhas e eventos, atuando junto à comunidade na construção de soluções para o enfrentamento de problemas comuns, como falta de acessibilidade, violência no bairro, trabalho infantil, falta de transporte, baixa qualidade na oferta de serviços, ausência de espaços de lazer, cultural, entre outros.
O Cras oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). No Cras, os cidadãos também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal
Famílias e indivíduos em situação grave desproteção, pessoas com deficiência, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.
Em Candói, Trabalham no CRAS duas psicólogas e duas assistentes sociais, que atendem CRAS Sede e CRAS Volante, sendo uma equipe de psicóloga e assistente social para cada CRAS. Ambas as equipes trabalham no mesmo endereço, porém a equipe do CRAS Volante se desloca até às localidades do interior para realização de grupos, visitas e demais atendimentos que se fizerem necessários in loco. Já a equipe do Cras Sede atende as famílias da área urbana do município.
Também trabalham no CRAS, uma auxiliar de serviços gerais, dois operadores do programa bolsa família e uma recepcionista.